terça-feira, 22 de agosto de 2017

"Ir aos treinos" e a diástase abdominal





Lembram-se deste post aqui, onde vos falava sobre regressar à forma?
Pouco tempo depois deixei de correr/caminhar... A Clarinha continuava a acordar muitas vezes durante a noite e de manhã cedo (6h) estava completamente de rastos. Ao fim do dia para nós era mais fácil, mas começou a custar-me deixar o Vicente porque estava naquela fase muito mãe e que não queria ficar com mais ninguém. Então o exercício foi ficando sempre adiado...
O peso andou sempre meio kg para cima, meio kg para baixo, por vezes um pouco mais. Mas não houve grande alteração, o que não é negativo, mas também não é positivo. A diferença que fui notando foi algum desinchar da barriga, mas nada significativo.
Agora, com a Clarinha mais independente (principalmente em relação à amamentação - depois de a introdução dos alimentos) e o Vicente mais seguro, resolvi regressar. Inscrevi-me no ginásio e, pelo menos nesta fase inicial, com a ajuda de uma profissional, que me indique o melhor caminho, que me ajude a fazer corretamente os exercícios, que me dê apoio nas questões da correção postural e, também muito importante, que puxe por mim e me dê um boost
de energia e força de vontade durante os treinos.

Ainda não tinha feito qualquer avaliação a respeito e escolhi uma PT que se focasse em pré e pós parto para estar nas melhores mãos. O que ela constatou foi que os meus músculos abdominais ainda não estão fechados (há uma distância de um polegar e o que deve haver é de um indicador). Ainda bem que não inventei de fazer abdominais ou exercícios sem indicação! Acredito que já todas ouvimos falar da diástase abdominal*.
Tenho dois factores de risco que são a já falta de musculatura abdominal desenvolvida antes da gravidez e um intervalo entre uma gravidez e outra menor que dois anos.
Para as grávidas ou recém mamãs:
Antes de regressarem aos treinos, procurem ajuda de um profissional apto
para vos ajudar e vos guiar. Para não correrem riscos desnecessários.
Não podemos fazer abdominais, mas há tantos outros exercícios que podemos fazer.
O ideal é não arriscar!
Com muita força de vontade, mas sem grandes ansiedades, cá vou eu!
Tenho a dizer-vos que fizemos dois treinos (e um deles foi a avaliação física)
e fiquei completamente de rastos, quase sem conseguir andar ou baixar-me...
O que só quer dizer que estou no bom caminho!
Um dia de cada vez e hei de lá chegar!
Bora lá!!!
;o)




*É o afastamento dos músculos abdominais que ocorre na gravidez e que, a seu tempo, vão regressando à forma natural, ou não. O risco de fazermos exercícios sem indicação enquanto os músculos ainda estão afastados é o de eles nunca mais voltarem a juntar-se e aí podemos esquecer ter uma barriga lisa... Em alguns casos, só há recuperação com cirurgia. Mas também existem exercícios próprios, que ajudam nesse processo.


**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!