domingo, 20 de agosto de 2017

A mamar a noite toda




Já vos falei por diversas vezes o quão importante é a amamentação e,
mesmo não sendo fácil para todas as mulheres (para mim não é), desistir não é o melhor caminho.
Amamentar não é "só" alimentar, ou alimentar o bebé com o melhor alimento que lhe podemos dar. Amamentar também não é "só" mais barato e prático. Amamentar não é "só" dar imunidade aos bebés e uma prevenção para cancros de mama ou útero.
Amamentar não é "só" uma forma do útero
voltar ao lugar mais rapidamente.

Amamentar é, para além de tudo o que
está acima e tantas outras coisas,
dar aconchego, carinho, conforto e amor.
É a melhor chupeta que o bebé pode ter, por todas as óbvias razões.
Agora, se isso tudo é fácil?
Nem sempre! 
Mesmo sem falarmos em todas as dificuldades específicas de cada mulher, há aquelas que são inerentes a quase todas nós: dói no início (mas passa de desconfortável a agradável, com o tempo). Há as tais mastites ou dores da subida/descida do leite (comigo foram tão poucas que não são, de todo, relevantes). É chato porque nos prende, é chato
porque nos limita, é chato por tantas outras razões.
Mas, quando o fazemos naqueles momentos de calma e
tranquilidade, de entrega, é delicioso.
É amor puro e felicidade plena!
Mas depois há as noites em que, por alguma dor ou desconforto ou por necessidade de aconchego, passam a noite inteira à mama. Mas, na verdade, é chato, incomoda, não me deixa dormir e descansar bem (no pouco tempo que tenho). Por vezes, acordo depois de ter acabado de adormecer e constato que ainda tenho a bebé à mama e, para ser sincera,
o que me apetece é gritar
"larga-me a mama!"
e fugir a correr... 
(Hahahaha!!!)
Mas é só por um momento, naquela altura de maior cansaço. 
Que é chato, desconfortável e incómodo, é!
 E acho importante falarmos abertamente e não florearmos as coisas porque,
para quem ainda não passou por isso, vai custar ainda mais o facto de não entender porque com as outras mães é bom e fácil (só que não) e com ela não... 
Bem sabemos o quão importante é esse "estar à mama" (sem ser para alimento) para o consolo da criança, para a regulação da demanda e para a produção de leite. Por favor não liguem quando vos disserem que o bebé ficará mal habituado, ou que depois só adormece à mama ou que está a fazer da mama chucha...
A chucha é uma invenção nossa para substituir a mama,
e bem sabemos de todos os malefícios da chucha.
Nunca ouvi dizer que um bebé ficasse com dentes tortos por mamar, por exemplo...
Se o bebé adormece à mama e um dia a mãe não está, não se preocupem, quem está com o bebé há de conseguir dormecê-lo! E, acho que hoje já quase todas nós o sabemos, carinho, mimo, aconchego e amor não são maus hábitos, são necessidades!!! Isso ajudará na formação de crianças felizes e adultos seguros e confiantes!
E ser mãe também é isso,
colocar as necessidades dos nossos filhos
acima dos nossos desconfortos.
;o)




Links sobre amamentação aqui no blog:
Amamentar ou não
Amamentação II (a minha experiência)
A polémica amamentação I
O que tenho a dizer sobre a noite de hoje
No link abaixo encontram links onde podem procurar ajuda:
AMAmentar



**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!