quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Diferenças na educação dos meninos e das meninas




Meus pais sempre foram "alternativos".
Eram macrobióticos, se vestiam de forma meio excêntrica,
meu pai usou cabelo grande e brinco...
Mas, nem essa visão tão vanguardista de tudo os impediu de terem alguns preconceitos do que às diferenças na educação entre meninos e meninas diz respeito...
Ouvi muitas vezes minha mãe ralhar que o meu quarto estava desarrumado ou que a minha letra não era cuidada, comparando com os meus irmãos e com o facto de eu ser a sua única filha.
Como era a menina, tinha de ser a mais arrumada ou ter a letra mais bonita, etc, etc, etc... 
Posso vos dizer que, desde muito nova, entendia aqueles comentários e comparações como errados. Lá por eu ser menina, não tinha de ser mais organizada que os meus irmãos, ter a letra mais bonita, ajudar na casa ou o que quer que fosse.
Se tinha de o fazer, eles também o tinham!
Lá por a maioria das meninas não gostarem de jogar à bola,
porque é que eu não podia gostar?!?!?
Que mal havia nisso?!?!?

DESDE SEMPRE, SOUBE QUE NÃO ERA
ASSIM QUE QUERIA EDUCAR OS MEUS FILHOS!
Há dias, a minha mãe tinha Clarinha ao colo e o Vicente andava nas suas traquinices.
O comentário foi, a conversar com a Clarinha, que ela não seria assim tão traquina, porque era menina. Obviamente que lhe disse logo que não. Que ela seria o que tivesse de ser,
sendo "típico" de menina ou de menino!
Esses comentários, mesmo que sem maldade, soam a depreciativo e acho que acabam por moldar negativamente a personalidade das crianças e criar preconceitos que não deveriam existir.
A minha filha não terá de aprender a cuidar de uma casa porque é menina.
A minha filha terá de aprender a cuidar de uma casa, tal como o irmão!
Porque, ambos, um dia terão uma casa!
A minha filha não terá de aprender a costurar.
Aprenderá a fazê-lo se assim o entender, tal como o irmão
(sem qualquer problema nisso!).

Será ao ver o pai tratar a mãe com respeito, fazer as coisas em casa que são necessárias fazer (não a "ajudar" a mãe), a cuidar deles com mesma responsabilidade da mãe, será ao ver que a mãe também tem/pode ter um emprego (se assim ambos os pais entenderem), será ao ver que, caso assim não aconteça, o trabalho da mãe em casa é tão valorizado como o do pai fora, será assim que a minha filha entenderá que existem diferenças entre homens e mulheres, mas que ambos devem ser respeitados e que podem ser iguais, se assim o entenderem,
e assim será que o meu filho vai aprender como deve tratar as mulheres, como deve respeitar as mulheres, os homens e as suas diferenças ou as suas semelhanças
(mesmo que, na maioria dos casos sejam diferentes em muitas coisa)!
Porque não há nada de errado nas diferenças entre homens e mulheres.
Mas também não há nada de errado em serem iguais ou mesmo serem diferentes da maioria.
Mas, com toda a certeza, passar a ferro não fará do meu filho menos homem ou não saber cozinhar não fará da minha filha menos mulher!
;o)







**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!