sábado, 16 de setembro de 2017

Preferir um dos filhos




A minha mãe já o insinuou, nunca o disse diretamente. Também os primos com quem passamos férias. Ela me disse que eu dava mais atenção ao Vicente. Depois expliquei.
Acontece que as pessoas apenas se apercebem do superficial e não aprofundam o assunto, como é natural. Não vivem connosco. A questão que se coloca é que a Clarinha é mais bebé e, por isso, depreendem que o Vicente terá de se conformar em compreender a falta de atenção da mãe ou ela que, por ser mais bebé, precisar de mais atenção. 
É verdade! O Vicente teve de mim muito mais atenção do que a Clara tem, com a mesma idade. E, sim, neste momento acabam por partilhar da minha atenção quase que em partes iguais.
Se é porque gosto mais de um do que de outro? Claro que não! De todo!
A questão que se coloca é que o Vicente foi filho único. Pude lhe dedicar cada segundo meu. Com a Clarinha isso já não era possível porque agora são dois. Mas, apesar de muito me custar não ser possível dedicar-me à minha filha como me dediquei ao seu irmão, se o fizesse teria de retirar ainda mais tempo do que que já retirei ao Vicente. 
Ele estava habituado a ter-me a cem porcento e, "do nada", tem de dividir a atenção da mãe com a mana que surge de repente... Não podia lhe dar ainda menos atenção. Não era justo! Com a Clarinha, acabou por nunca ter o mesmo tempo que o irmão, mas não pode sofrer com a falta porque foi assim desde sempre... Se me custa?! Muito! Mas foi, e é a cada momento, uma escolha consciente. A escolha que me parece mais justa. Porque sabemos que a nossa atenção recai mais sobre aquele que precisa mais... E vamos gerindo conforme nos é possível! Dando o nosso melhor.
Mas o amor, esse, é igual e do tamanho do mundo!!!
;o)







Fotografia - Raquel Pina Photografy


**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

2 comentários:

  1. verdade verdadeira! o mais velho é sempre o que sofre mais e naturalmente o que tem menos atenção... para nós mães não é fácil mas é mesmo isso que disseste o amor é imenso pelos dois! ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!