sábado, 5 de agosto de 2017

Cumprimentar ou não



Acho que já todas percebemos e todas concordamos que aquela educação rígida de 
antigamente em que as crianças chegavam e tinham de dar beijinhos e cumprimentar os adultos, quase que como a bater continência, já não existe (ou não deveria existir). Sim, as crianças devem respeitar os mais velhos, mas a recíproca, sem dúvida, também é muito verdadeira! Claro que a nós, adultos, compete educar, mostrar o que é certo e o que é errado e, muitas vezes, com firmeza, 
para que não se desvirtuem do caminho. Mas, tenho absoluta certeza, que também aprendemos 
muito com as crianças.

É importante entendermos que vivemos em sociedade e que, nas sociedades, existem regras 
de boa convivência. Uma delas é cumprimentar as pessoas quando chegamos e quando saímos. Mas esse cumprimento tem de ser feito com um beijinho? Não pode ser feito com um aperto de mão? Não pode ser feito com um aperto de mão também pelas meninas? E tem de ser feito com contacto 
físico? Não pode ser feito apenas com um "Olá! Bom dia/boa tarde/boa noite" e um 
"Tchau/adeus, até logo ou até amanhã"? 
Não entendo porque forçar as crianças ao contacto físico. Mais ainda se não querem! 
Mais ainda se são tímidas!! Não há razão para as rotular, renegar ou catalogar!!! Se uma criança se esconde na mãe quando vê alguém, ela não é mal educada; ela é tímida! Forçar essa criança, insistir ou conota-la negativamente não irá resolver a questão, com certeza! Muito pelo contrário!!! 
O Vicente é tímido. Dá beijinhos quando quer e a quem quer (aos pais, à mana e a quem 
mais lhe apetecer). Mas se o faz ou quando o faz é porque quer, NUNCA 
porque insisto! 
Se quer, quer, se não quer, paciência! Não é algo que considere importante, de todo!
Eu não sou pessoa de beijos. Vejo os meus pais todos os dias e não nos cumprimentamos com beijos. Não sempre. Apenas quando temos vontade. Por outro lado, estou certa que nos abraçamos e dizemos que nos amamos bastante mais vezes que a maioria das famílias! 
É com o nosso exemplo que ele aprendem. Então, não custa mostrar e incutir. Com o tempo, e com naturalidade, a coisa vai surgindo! Mas, para mim, educação não é cumprimentar com beijos. Educação é dizer olá, obrigada, desculpa, por favor, respeitar uma fila, dar a vez a quem mais 
precisa, ajudar o próximo... É isso que faço questão que os meus filhos aprendam!
É isso que devem ver os pais  a darem o exemplo! 
Isso para mim é educação!
;o)




**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!