segunda-feira, 29 de maio de 2017

Regras básicas para visitas



Ter um filho é, de facto, um momento muito especial nas nossas vidas e que nos 
trás muita felicidade. Mas com a felicidade vem uma série de coisas que não são tão felizes assim e que devemos vivê-las na intimidade da família. Comparando com o casamento, 
não é a cerimónia ou o copo d'água, é mais a lua de mel. Não partilhamos a 
lua de mel com todos os convidados, pois não?...
Eu não tenho razões de queixa e todos respeitaram imenso esse momento. Até acho que a nossa geração já pensa de uma forma diferente. 
Mas, caso dúvidas haja, aqui ficam 10 regras básicas para esse momento:
1- A menos que seja o pai, o acompanhante, o médico, ou que seja solicitado para o fazer, não vale à pena se deslocar ao hospital quando a mulher está em trabalho de parto. Não vai lá fazer nada, garanto!
2 - Os recém papás não tem a obrigação de informar meio mundo ou postar fotos no facebook assim que o bebé nasce, durante o parto, ou avisar que o bebé vai nascer. Aquele é um momento só deles, que é vivido com muita intensidade e até com alguma angústia. Deve ser vivido de forma mais tranquila e privada possível.
3- A menos que seja muito íntimo, não vá visitar a mãe e o bebé à maternidade. A mãe está em recuperação e a última coisa que ela deseja é ter de "fazer sala" para quem quer que seja.
4- Evite visitas nas primeiras semanas, a menos que seja convidado. São dias difíceis e cansativos e de descoberta entre os membros da família.
5- Caso vá visitar, combine com o pai e tente perceber a hora mais apropriada.
6- Tente perceber como pode ajudar, mas não é levando doces que irá ser útil para a recém mamã. Procure saber o que faz falta, como uma refeição saudável e caseira. Não são os recém papás que tem de se preocupar como vocês se sentem e sim o contrário. Se quer estar com o bebé, seja útil para a família.
7- Regras básicas de higiene: assim que se entra em casa de um recém nascido, por favor lave as mãos!
8- Nunca, mas nunca, toque nas mãos de um recém nascido ou beije a cara.
9- A mãe precisa amamentar e não existe um horário estabelecido. Dê-lhe espaço e não fique do lado a ver, seja você quem for. Pode ser sua intenção ver o bebé mamar, mas não se esqueça que quem está em exposição é a mãe!
10- As visitas devem ser rápidas. Os pais precisam descansar e todos os momentos são poucos. Depois das primeiras semanas terá todo o tempo do mundo para estar com o bebé.

Cada família tem a sua dinâmica, mas considero estes os 10 mandamentos para os primeiros tempos.
Espero ter sido útil!
;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!