domingo, 7 de maio de 2017

Feliz dia da mãe



Ser mãe tornou-me uma pessoa diferente em um sem fim de coisas. Tornei-me francamente mais calma, as prioridades mudaram por completo. Aprendi a relativizar aquilo que efectivamente não tem importância e concentrar-me no que há de verdadeiramente importante na vida. 

Se já tinha uma relação próxima com a minha mãe, passei a entender na pele o que é esse amor que ela me tem. E imagino como não será o amor de avó, quando se é mãe duas vezes... Passei a respeitar ainda mais a minha sogra, percebendo também o amor que sente pelo meu marido e o amor que tem aos meus filhos.
Não acho que devamos nos esquecer de nós enquanto mulheres mas, sem duvida, o centro das nossas vidas passa a ser os nossos filhos, pelo menos enquanto são tão pequeninos. Há todos aqueles clichês que fazem sentido em menos de nada...
Todos os amores verdadeiros devem ser altruístas, devem ser capazes de desejar ao outro a felicidade, independente da nossa. Mas o amor que se tem a um filho  é de uma entrega que não tem igual! Desde que acordamos a que nos deitamos pensamos neles e no seu bem estar. Mas, em simultâneo, também zelamos por nós para que estejamos bem para lhes dar todo o nosso amor e disponibilidade, sem reservas.
Tenho dois filhos, passei por quatro gravidezes e até hoje ainda me espanta o milagre da vida! Como é tão mágico poder carregar no ventre uma "sementinha" que germina e cresce, nos transformando e transbordando de amor a cada dia. Com medo ou sem medo, com mais ou menos dor, nos entregamos de corpo e alma ao momento em que os trazemos à vida, em que ouvimos aquele primeiro choro e somos apresentados àquele pequeno ser  que depende de nós para tudo, que  precisa de ser amado e acarinhado e que será uma parte de nós até ao fim dos nossos dias. Bem... que responsabilidade! 
Mas o dia da mãe é todos os dias! É quando os vamos buscar às caminhas e nos oferecem o mais doce e sincero dos sorrisos, é quando estão com soninho e se aninham no nosso colo, é quando nos seguram a mão com aquelas mãozinhas macias, é quando correm para nós com um abraço, é quando nos beijam, é quando os amamentamos, quando acordamos a meio da noite para ver se estão tapados, é quando fazem birra, é quando lhes acalmamos o choro, é quando temos de lhes dizer não... é quando respiramos fundo e contamos até dez para falarmos calmamente ao invés de perder a paciência, é quando nos apaixonamos ainda mais pelos seus pais, pelos pais que são para os nossos filhos. É a cada instante que os amamos e que recebemos esse amor tão especial!
Por isso tudo, mãe não é só, ou necessariamente, aquela que os põe no mundo. É aquela que lhes dá esse amor incondicional. É aquela que os ama com todo o coração, mesmo que não os tenha dado a vida. E já que o dia da mãe é todos os dias, uma vez mais, dedico este dia a todas aquelas mulheres que, por uma razão ou por outra, sofrem com este dia. Porque não conseguiram, ainda, ser mães, porque estão afastada dos seus filhos ou, não havendo dor maior no mundo, porque perderam seus filhos...
A todas nós, um feliz dia da(s) mãe(s)!!!
;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!