sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Os dois diferentes processos II

Eu era acompanhada numa clínica particular por uma médica que estava de férias, fora do país, e quem me acompanhou nesses momentos mais dolorosos do primeiro aborto foi a minha ecografista,  de outra clínica que trabalha em parceria com a primeira, com quem até criei mais empatia, mas que, por ser filha da primeira, não me pareceu fazer sentido trocar para a outra... Não houve grande empatia com esta primeira médica, que me foi recomendada por uma grande amiga, e que a adora. Por isso opto por não mencionar nomes. O que é bom para mim não é necessariamente bom para o outro e nada do que aconteceu podia ser evitado e nunca fui negligenciada, antes pelo contrário! Tenho certeza que fui muito bem seguida e que, muito provaventeme, tudo foi descoberto com rapidez e profissionalismo, muito mais do que em vários outros locais onde pudesse ter sido acompanhada! Mas, não houve empatia. O meu marido, desde início, também não ficou muito satisfeito e, depois de tudo o que aconteceu, foi bom mudar de ares...
Experimentei uma outra médica, que gosto muito e tem muito mais a ver comigo, que sabe o que é passar por este processo, que é muito prática e pragmática, o que se enquadra muito mais naquilo que eu buscava. 
No dia em que fui à tal consulta de diagnóstico pré-natal e soubemos que o coração do bebé já não batia, pensei que o processo seria o mesmo, mas não! Mandaram-me fazer uma análise de HCG (a hormona da gravidez) e ir para casa para voltar uma semana depois para fazer novamente a análise e para, só daí a uns dias, tomar o tal comprimido para induzir as contrações. Eu achei aquilo tudo absolutamente surreal!!! Liguei então à minha médica, que disse que esse é o procedimento normal da MAC (onde ainda tive de voltar para uma urgência e fui pessimamente atendida pela médica de serviço e de onde só tenho mas impressões), a ideia é deixar que o organismo expulse por si só e que seja um procedimento o mais natural possível, para não haver quaisquer futuras complicações, mas que sabe que psicologicamente isso é uma tortura. Perguntei-lhe, sendo prática, o que me recomendava fazer, o que faria no meu lugar, tendo em conta que é o segundo aborto e que não sabemos quantas vezes mais eu teria de passar por isso, de modo a que o meu organismo estivesse o melhor possível para enfrentar o que pode estar por vir. A médica disse-me que o melhor seria esperar alguns dia, mas que não era necessário que fossem assim tantos. Que íamos falando e estava à disposição para mudanças de planos e me receitou um analgésico bem forte!
Eu estava exausta, física e emocionalmente! Fui para casa descansar e, tal como a médica me havia dito, o meu cérebro precisava processar a informação para poder agir. E assim foi.. Nesse mesmo dia comecei a perder algum sangue. O nosso organismo é fantástico! Foram alguns dias com a intensidade de sangue e as dores a aumentares. Tudo isso foi numa segunda-feira e na sexta-feira fui ao consultório da minha médica e fiz uma eco, achando que já estava tudo ok, mas afinal ainda não tinha conhecido nada... Foi então ao fim do dia do dia seguinte tive imeeeeeensas dores e que o corpo reagiu como era suposto. Há que se estar preparado para o que aí vem e, de preferência termos ao nosso lado quem nos possa e saiba apoiar. Pormenorizadamente, a minha médica me havia explicado tudo o que iria acontecer e eu estava tranquila, dentro do possível. Voltou a explicar tudo à minha mãe, que estava comigo e com o meu marido, quando lhe ligou a meio do processo e que nos tranquilizou, explicando que tudo estava a acontecer como deveria ser e que continuava à disposição. 
Depois as dores vão diminuindo e podemos descansar... Na sexta-feira seguinte voltei a fazer a eco, mas ainda havia lá qualquer coisa. Então, no dia seguinte, tomei o tal comprimido que induz as contrações. Lá vieram as dores novamente e nada... Uns dias depois, continuo a ir perdendo aos poucos. A médica disse que se não fez efeito é porque já não havia nada de importante e que iria saindo naturalmente. Repetiremos a eco depois da primeira menstruação, o que deve acontecer dentro de pouco mais de um mês, só para confirmar que está tudo bem!
Portanto, esta segunda vez foi bem mais demorada e menos clean do que a anterior. Por outro lado foi mais sustentada e preparada emocionalmente. Se, infelizmente, alguém que lê o blog tenha de passar por isso, espero que estas informações possam ajudar! ;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!