quarta-feira, 19 de julho de 2017

Como quero educar os meus filhos





Educar é difícil. Deve ser das tarefas (missões) mais difíceis que alguém pode ter.
Eu comecei agora essa minha empreitada e já me vou deparando com obstáculos e dificuldades com as quais não sei como lidar.




Mas o eu não saber como lidar não quer dizer que vá procurar a solução mais simples, não quer dizer que vá seguir o caminho que me parece mais fácil. Essa é uma grande empreitada, lembram-se? Quero fazê-la o melhor que possa e saiba. E quando não sei, vou procurar saber. Vou tentar perceber qual o melhor caminho a seguir. E vou tentar. Por tentativa/erro havemos de lá chegar. Havemos de nos adaptar e nos entender e encontrar o melhor caminho a seguir.
Diz-se que nesta vida não devemos dizer nunca e, não juro a pés juntos que nunca darei uma palmada a um dos meus filhos, mas estou certa que se um dia o fizer foi uma falha/incompetência minha, que não soube como lidar com a situação de outra forma, porque não é essa a fórmula que quero para mim, para eles, para nós. Educar, para mim, requer disciplina, limites. Mas limites e disciplina, tal como já disse aqui, não são sinónimo de medo.


Ainda estou a iniciar este percurso e ainda não sei bem como o irei percorrer. A ver vamos e lá chegaremos. 

Mas há algumas coisas que já sei:

Não se recrimina a criança, recrimina-se a atitude.
Não existem crianças feias, más, isto ou aquilo!
Não há o tens de comer se não vou chamar o homem do saco, o papão ou qualquer coisa deste género. 
Aliás, eles não existem!
Não há o faz isso ou não gosto mais de ti. Nunca! 
Há o faz isso porque tens de fazer. Há o vou gostar de ti para sempre; faças isso ou não.




Sei que posso me desviar do meu caminho algumas vezes. 
Sei que a meta nem sempre será fácil de atingir. 
Mas ao menos já sei qu caminho quero percorrer!


;o)






**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!