sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Tortura do sono




Antes de ser mãe tinha o sono mais leve de sempre. Acordava por tudo e por nada. Não dormia em qualquer lado ou a qualquer hora. Detestava e quase nunca fazia sestas. Sempre me fez confusão. Sempre precisei de 8 horas de sono. Dormir menos do que 7 horas muitas vezes alterava a minha energia, a minha disposição e o meu humor...
Depois veio o Vicente... 
Nos primeiros 3 meses afianço-vos que praticamente não dormi! Ele só dormia comigo, agarrado. Mas eu não... Não conseguia dormir. Tinha medo de o magoar, de o asfixiar. Quantas e quantas horas passei com ele deitado no meu peito e eu num desespero tal... O meu corpo estava exausto, a minha cabeça parecia um balão e, nem assim eu conseguia dormir. Depois chegou a um ponto em que já estava tão cansada que não conseguia mesmo adormecer, mesmo quando ficavam com ele. Foram 3 meses muito difíceis! Mas depois dos 3 meses ele começou a dormir bem na cama dele, ao meu lado. Depois, ainda antes dos 6, foi a para o quarto dele e começou rapidamente a dormir noites inteiras. Claro que, no início, acordava muitas vezes para ver se ele estava bem, mas foi uma adaptação fácil e esses tesmpos terríveis foram ficando para trás. No entanto, o meu corpo foi se acostumando a esse novo ritmo.





Rapidamente engravidei da Clara e as insónias típicas da gravidez voltaram... Quando ela nasceu, o Vicente regrediu um pouco e a vida com um recém nascido é o que é. Ela não foi tão agarrada a mim a princípio, mas foi ficando... Como sabem, não usa chupeta e não larga a mama. Portanto a coisa não é fácil. Se o Vicente foi para o seu quarto pacificamente antes dos 6 meses, ela vai fazer 1 ano e dorme connosco na nossa cama e só adormece à mama, comigo deitada com ela... Chora, desespera e berra se passa da hora dela e não a vou deitar...
Vão me dizer que a culpa é minha. Que a habituei mal...
Pois... Então venham cá para casa!
Depois de toda essa abstinência de sono, com todas as dificuldades inerentes à chegada de um recém nascido, com uma amamentação difícil de engrenar, com uma bebé que teve de ter suplementação (mesmo com a mama), mas que não queria aceitar o biberão. Que nunca aceitou a chucha. Com um filho mais velho de 15 meses quando ganhou ma irmã e que, obviamente, lhe custou toda a adaptação inerente a isso e que só entrou para a escola aos 23 meses. Com um que, quando chora, acorda o outro que acabou de adormecer, e vice versa. Com uma bebé que, só de há uns 3 meses para cá começou a fazer as sestas durante o dia sem ser soninhos de meia hora e à mama. Com um cansaço extremo e que já só queremos à dormir como e quando dá...
Não, a culpa não é minha! Não, não a habituei mal!
Fiz o melhor para todos nós! O possível...




Há noites melhores. 
Sei que, se não dormisse de todo, conseguia a ir treinando para a caminha dela. 
Mas preciso descansar. Quando dá e como dá. 
A seu tempo, havemos de lá chegar!
;o)






PS: Parece que o facebook resolveu mudar o seu algoritmo, de modo a que vejamos mais as páginas dos nossos amigos e menos as que fizemos like... 
Assim, posso publicar imensas coisas e vocês não conseguirem ver no feed...
;o(
Mas há como solucionar isso!
Basta irem aqui, clicarem em SEGUIR e seleccionarem "VER PRIMEIRO".
Bora lá que tenho muito para vos contar...
;o)



**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!