quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A felicidade é uma escolha



A felicidade é uma escolha e deve ser uma escolha consciente e deliberada.
Lembro-me de desde sempre dizer que sou feliz. Tenho dias, fases, momentos e memórias más. Sim, claro que tenho. Mas, de uma forma geral, sempre disse que sou feliz. Ouvi sempre à minha volta as pessoas dizerem que a felicidade é um momento e que não se é feliz sempre. Eu não acredito nisso. Acho que os momentos de alegria e de euforia são momentos. Mas também os momentos de tristeza o são. Mesmo que durem muito tempo. E penso assim porque acredito que a felicidade é uma escolha. Ser-se positivo e encarar a vida de uma forma positiva é uma escolha. Valorizar sempre o que se tem de bom e pensar nas coisas negativas como obstáculos ultrapassáveis é uma escolha. 
Mesmo em situações limite, nós podemos encarar a vida de uma forma positiva e com a perspectiva de mudança.
Sei que há fases difíceis, fases que duram muito tempo. De problemas que não sabemos se têm solução ou como os podemos solucionar. Mas acredito que o segredo esteja em levarmos o nosso tempo a encara-los e a procurar dentro de nós as respostas. Das coisas que peço sempre ao longo da vida (naqueles momentos de balanços, reflexão ou viragem) é para ter sabedoria sificiente para distinguir aquilo que pode ou não ser mudado, força para lutar por aquilo que pretendo mudar e paz para aceitar o que não podemos mudar. Aprendi ao longo da vida que tão ou mais importante que a força da mudança é a nossa capacidade de resiliência. A nossa capacidade de aceitarmos as coisas que não podemos mudar tal como o são e aprendermos a lidar com elas das melhor forma possível.
Se é fácil? Claro que não! É um processo em contínuo e que, quiçá, dura toda a vida. Ma do que me adianta me consumir física e emocionalmente por alguma coisa que não pode ser mudada? Vai me trazer felicidade? Nenhuma! Vai certamente me fazer infeliz por estar sempre a pensar naquilo que me desgasta e consumir as minhas energias com algo negativo, ao invés de me focar em algo positivo.
Neste sentido, quando escolho aceitar aquilo que na vida não pode ser alterado (por vezes apenas por momentos - mesmo que não saibamos quanto tempo durará esse momento) e concentrar meu tempo, minhas energias e meu foco em algo positivo, algo que pode ser transformado, algo que me dá prazer e me traz felicidade, estou a escolher ser feliz de forma consciente. Se escolho martirizar-me, vitimizar-me e ficar-me nos aspectos negativos, então escolho a infelicidade e, quando assim é, estamos condenados à frustração, à infelicidade e à amargura. 
Eu escolho ser feliz. Sempre! Mesmo nos momentos mais difíceis e menos felizes.
Porque é uma questão de postura perante a vida.
Escolham também sem felizes!
;o)




PS: Parece que o facebook resolveu mudar o seu algoritmo, de modo a que vejamos mais as páginas dos nossos amigos e menos as que fizemos like... 
Assim, posso publicar imensas coisas e vocês não conseguirem ver no feed...
;o(
Mas há como solucionar isso!
Basta irem aqui, clicarem em SEGUIR e seleccionarem "VER PRIMEIRO".
Bora lá que tenho muito para vos contar...
;o)




**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!