terça-feira, 12 de dezembro de 2017

O blog



Quem já nos conhece há mais tempo, sabe a nossa história e como surgiu o blog.
Para quem nos conheceu agora, vou resumir:
Eu estava casada há dois anos quando engravidei pela primeira vez. Parecia-nos tudo bem, até à ecografia das 12 semanas, quando percebemos que alguma coisa de muito errada se passava. Simplificando MUITO, percebemos que o nosso filho, o Francisco, não teria condições para sobreviver (já era estranho a gravidez ter chegado tão adiante), tinha uma translocação cromossómica não equilibrada (com trissomia e monossomia). Percebemos que essa translocação era herdada de mim (que a tenho equilibrada - e desconhecia até então - mas que não tem qualquer implicação para a minha vida, apenas na descendência, já que a probabilidade dos bebés terem translocações desequilibradas ou abortos de repetição é elevada). Às 15 semana, tivemos de nos submeter a uma interrupção médica da gravidez.
Um ano depois, enquanto o nosso processo ia para o Porto e nós fazíamos viagens constantes para exames, para um possível e eventual diagnóstico pre-implantatório, voltei a engravidar e, às 10 semanas, numa ecografia, soubemos que o bebé já não estava vivo. Dois meses depois, voltei a engravidar. Dessa gravidez, com imensos medos, ansiedades e tristezas, mas uma incrível força que todo esse processo nos deu, resultou o nosso Vicente. Um menino LINDO, sem qualquer translocação. A maior de todas as gratidões! A maior das surpresas foi, aos 7 meses e meio do Vicente, ter ficado grávida novamente! Uma menina LINDA! A nossa Clarinha, com a mesma translocação que eu e uma futura batalha a travar, com a esperança de que, até lá, a ciência tenha evoluído o suficiente para que ela não tenha de passar pelo mesmo que eu!
E aqui estamos, o Vicente com 26 meses, a Clara com 10 e eu como mãe a tempo inteiro, desde o nascimento do Vicente. Com dois bebés em casa e com a recente (e ainda gradual) entrada do Vicente para a escola e com projetos para regressar ao ativo.
O blog surge com o intuito de partilhar a minha história, quem sabe ajudar alguém, mas procurar algum apoio também. Com o tempo foi abordando o crescimento do Vicente e da Clarinha e a minha vida como mãe a tempo inteiro, desde o nascimento do Vicente. Assuntos como amamentação, a entrada para a escola, o desenvolvimento deles, o meu cansaço, a recuperação do peso, as minhas inseguranças, frustrações, medos, ansiedades... Mas também as minhas alegrias, descobertas, amadurecimentos, e conquistas. 
Não imaginam o quão feliz fico quando recebo mensagens vossas a partilharem histórias próximas das minhas, ou quando vos posso ajudar com as minhas experiências, ou quando me agradecem pela frontalidade e partilha das minhas aventuras como mãe e, com isso, não se sentem tão sós (e eu também não me sinto tão só quando sei que do outro lado há quem passe pelo mesmo). obrigada! Obrigada, mesmo, pela vossa companhia! 
De um tempo para cá tenho pensar dedicar-me mais ao blog e assim tem sido. Assumo um compromisso com vocês e comigo própria de fazer publicações diárias (nem sempre é fácil...), de estar mais por cá, fazer mais e melhores fotografias e dinamizar mais o blog. Entretanto, peço-vos também que estejam mais por cá. Mas comentários, partilhas, opiniões... Queria saber de você o que gostam, o que não gostam, que assuntos preferem, quais os conteúdos que gostariam de ver abordados. Porque este é o meu espaço, mas também quero que seja vosso!
Aguardo feedback!
Combinado?
Um beijinho e até já!
;o)






**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

4 comentários:

  1. Carolina obrigado pelas tuas partilhas... guerreira tens sido e passar por tudo isso... nem imagino quão grande foi a luta! Deus vos abençoou com dois filhos lindos e acredito que serão muito felizes e darão muito mais valor a tudo por tudo o que passaram. Já cá passei com o meu antigo blog mas nunca quis comentar porque estava a tentar iniciar outro blog, agora sempre que cá passar deixo um feedback porque também sou assim como tu gosto de partilha e o blog sem partilha não faz grande sentido! Um grande beijinho e parabéns pela tua coragem e pela tua família tão bonita ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mel! ;o) Por cá espero. Um grande beijinho e boa sorte!

      Eliminar
  2. Ola, meu nome é Nívea, tenho um filho com a translocaçao desequilibrada. No inicio quando descobri, fiquei muito assustada, medo, enfim varios sentimentos de duvida. Meu Arthur esta hoje com 1 ano e 10 meses, e de diferente so alguns traços da SD mesmo, por que no intelecto e açoes ele é como qualquer criança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos muito medo do desconhecido... Mas depois vamos percebendo como agir e tudo se torna mais fácil, imagino... Um grande beijinho.

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!