sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Atualizações sobre a Clarinha e a amamentação




Em primeiro lugar, obrigada pelo vosso apoio e que bom é saber que não estou sozinha nesta batalha!
Venho dar-vos feedback sobre esta minha aventura com a Clarinha e a amamentação em livre demanda (ou sempre com a mama de fora... ahahaha!!!). Como vos expliquei aqui, o que me custa mais é a noite, já que não me deixa dormir. Durante o dia, o sistema é o mesmo, já que estou em casa com ela. Estivemos em consulta e conversei com a médica sobre esse assunto e a dica que me deu foi começar  a "tirar" a mama (chucha) durante o dia. Claro que não é tirar de todo, mas, a menos que seja para comer, para dormir ou numa situação de muito choro por se ter magoado, por exemplo, não oferecer e, quando ela pede, tentar diatraí-la com outra coisa (um boneco, livro, música ou mesmo televisão). A ideia é que ela própria vá se esquecendo e deixe de pedir.
Durante a noite, aconselhou-me a esperar mais uns meses, até que ela tenha um ano e passe está fase da ansiedade de separação, tão típica dos 9 meses. Continuamos a tentar colocá-la na sua caminha (por vezes, várias vezes durante a noite, outras noites só acorda uma vez e outra já quase de manhã).
Temos de ser consistentes, tentar e tentar até dar certo. É assim mesmo. Não é fácil! Há dias em que estou muito cansada (conseguem perceber nas fotos, certo?!? Quando ela deixar de mamar começo a usar creme anti-rugas...), mas as boas noites vão dando novo ânimo.
Acho que cada família sabe de si, mas  não vejo mal nenhum em os miúdos dormirem na nossa cama. Também os nossos médicos nos dizem que não há mal nenhum (a menos que os pais sejam fumadores ou tenham bebido ou tomado alguma medicação que lhes possa toldar o estado de alerta). O Vicente dormiu convosco até aos três meses, a Clara vai dormindo até hoje... Não foi por opção minha, preferia que fossem para a cama deles. Mas, tirando a parte do desconforto e falta de espaço, é tão bom tê-los ali! Para as famílias que gostam (sobre uma mensagem que recebi), não liguem ao que os outros dizem. Aproveitem! Em pouco tempo eles vão deixar de querer. E sobre os bebés mamarem até tarde, acho que se não vos aborrece o suficiente, o que tem de positivo compensa o menos bom! 
Ps: E quanto à polêmica que por aí anda, nenhuma mãe tem de se envergonhar por AMAmentar o seu filho, menos ainda se esconder. É lindo e quem vê outra coisa para além de uma mãe a alimentar um filho, é que, no mínimo, está errado. E se estás fotos contribuem para incentivar outras mães a se sentirem bem a fazer algo tão natural, que inundem as redes sociais com imagens dessas (que, por acaso, até são lindas!).

Um viva ao empodeiramento feminino (mais ainda enquanto mães!). 
Porque juntas e unidas somos mais fortes!
Um beijinho a todas e obrigada 
pelo apoio e pelas vossas mensagens!
;o)






**** 



Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!