domingo, 11 de junho de 2017

Plagiocefalia e branquiocefalia




Nomes estranhos, não é?
Trocando por miúdos: cabeça chata.
Na consulta dos dois meses da Clarinha, chamaram-nos a atenção para o facto de ele ter a cabeça ligeiramente assimétrica. É verdade que ela tem uma tendência marcada de virar a cabeça sempre para o lado direito e, olhando bem, depois de nos mostrarem, lá percebemos a tal assimetria... Diz que pode acontecer nos recém nascidos, porque os ossos da cabeça ainda são muito maleáveis e, tendo ela essa tendência de estar sempre virada para o mesmo lado, a cabeça vai "deformando".  A indicação foi que trocássemos o lado do berço e tentássemos contrariar essa sua tendência, influenciando-a a virar a cabeça do lado oposto. 
Esta semana, na consulta dos quatro meses, concluímos que estava a melhorar, mas ainda não corrigiu totalmente. A médica nos disse que os ossos ainda estavam bastante maleáveis e que ainda havia tempo para aguardar, mas preferimos tentar já o passo seguinte, que seria uma tal de almofada mimos. Fomos logo comprá-la aqui.No fundo, é uma almofada género bóia, com um buraquinho no meio. Deve ser usada sempre que o bebé está deitado e faz com que a cabeça fique "presa", contrariando a tal tendência de escolher virar a cabeça sempre para o mesmo lado.
Vamos começaria a usar e esperamos resultados depressa! Alguém por aí com experiência para partilhar?
;o)

2 comentários:

  1. A minha Clarinha também tem plagiocefalia. A almofada mimos ajudou, mas a partir do momento em que começou a sentar-se melhorou mais. Sugestão dada pelo nosso médico: trocar a cadeira de comer por aquelas do Ikea o de só apoia as costas e não é cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que giro, outra Clarinha! ;o) Vamos experimentar a almofada. Acho que é tão ligeiro que nem noto... Também tenho de a colocar mais tempo de bruços. Obg pela dica. Beijinhos.

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário!