sexta-feira, 30 de junho de 2017

A Escola - MEM


O Vicente vai entrar para a escola no próximo ano lectivo.
Vai entrar praticamente com dois anos.
Eu só penso: a sério?!??
Como é que isso aconteceu?!?!?
Como vos falei aqui, ainda estava na dúvida se este ano ou no próximo,
mas acho que é a decisão mais acertada.
Para ele, para a irmã e para mim. 
Acredito que não vá ser fácil a princípio. Para ele e, também e em grande medida,
para mim. Será uma adaptação. Com paciência, carinho e com
muita atenção ao tempo dele. Não é nada imposto e não é obrigatório.
No caso de perceber que ele não se adapta e que ainda é cedo para ele, volta para casa.
E essa flexibilidade me tranquiliza um pouco o coração.
escolhemos uma escola que é próxima de casa, o que acho importante,
mas que tem um modelo pedagógico com o qual me identifico.
É uma escola que segue o MEM (movimento escola moderna).
De forma resumida, aqui ficam algumas diretrizes:
Baseia-se nos valores da solidariedade, responsabilidade e autonomia e
o seu lema é aquilo que procuro para os meus filhos,
"tentar fazer as crianças felizes!". Os encarregados de educação são
 encarados como parceiros nesse projecto e a escola
é encarada como uma parte integrante da sociedade.
O espaço das escolas estão divididos por temas, os trabalhos expostos e as mesas dispostas em círculo. Apreendem em conjunto e a fazer fazendo.
Parece-me o ambiente ideal para se crescer, aprender e ser feliz!
Acho que é isso que os pais devem procurar numa escola,
num espaço onde entregam seus filhos e onde passarão bastante
mais tempo que em casa. 
Já um tanto ansiosa, nos dois sentidos,
mas tranquila com a nossa decisão!
;o)





**** 

Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!