sábado, 18 de novembro de 2017

Quero, quero, quero...



Habituei (habituámos) o Vicente a dizer o que quer. Uma estratégia para tentarmos entendê-lo e para saber se expressar. Acontece que agora parece, por vezes, que estamos a lidar com o pequeno reizinho. Sabem o jogo do rei manda?!? Ele fica de bracinho estendido e movimentar as mãos e a dizer "queres, queres, queres" (entenda-se: quero, quero, quero).





Tento não lhe dar tudo o que quer, na hora, por mais simples que seja, para ele entender que não pode ter tudo aquilo que quer, na hora que quer. E lhe digo isso mesmo. Que a vida não é assim! Que não vai poder ter tudo, como e quando quer! O "engraçado" é que aquele miudinho de  dois anos sabe bem o que quer e o que não quer (sempre soube) e expressa-se com cada vez mais veemência. Ontem estava a fazer chips de batatas doces no forno para o jantar e ele entrou na cozinha para pedir comida. "Queres papar nham, nham.", diz ele, como de costume. Disse que ainda estava a fazer e dei uma batata para provar, para ver se me largava as pernas e voltava para a sala, com medo que mexesse no forno quente. "Nham, nham!". E cada vez que acabava a batata que tinha na boca, voltava para a cozinha para pedir mais. Às tantas, mandava-o embora, a ver se chegava à mesa ainda com fome... Era vê-lo esganiçar a voz, estiver os braços com força, sacudir as mãos e dizer com muita veemência e rapidez: "queres, queres, queres!!!"...





Um pequeno reizinho, portanto!!! Fico, mesmo, espantada, ao perceber tantas vontades e tantos queres de repente! De onde surgiu este menino que já me pede brinquedos, que já pede o que vê nos anúncios de brinquedos nos intervalos dos desenhos animados?! 

(Por falar nisso, quem, como eu, acha que isso devia ser proibido?!?)

Ontem estava o pai a ver a bola na TV e pôs-lhe os bonecos no telemóvel no móvel da televisão. Ele lá andava vendo os bonecos e brincando pela sala. Às tantas, vai ter comigo ao sofá e começa a pedir-me qualquer coisa: "queres ..., mamã!". Eu não percebia nada! Pedi-lhe para tirar a chucha e mesmo assim não entendia. O pai ria e falava qualquer coisa. E ainda pedi-lhe que me deixasse ouvir o Vicente porque continuava a não entender (e acho que isso deve ser mega frustrante!). Depois lá percebo o que o pai dizia, em meio do riso: "package, ele quer package". E eu já estava a ficar resmungona! Pensei mesmo que estava a gozar... "É o que dizem os bonecos." 
A sério?!?! Não posso!!!! Então ele estava a ver os bonecos em inglês, que recebiam uma caixa "package" e diziam "UAU!!" O suficiente para o miúdo entender que aquilo que era mega giro se chamava package e ele queria um igual... 
Fartei-me de rir, meio perplexa! 
Temos de pensar tão bem em como educar os miúdos!!!
;o)







**** 




Nosso instagram aqui  e
Página do facebook aqui ou
comentários na caixa de comentários abaixo
****

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!