terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Amamentar ou não


É um tema controverso, que divide opiniões e que leva as pessoas a reações exacerbadas, precisamente por ser tão importante. Mas, com muita pena, como em quase tudo o que toca à maternidade, parece não haver o meio termo e o respeito pela decisão alheia. E aqui digo decisão porque não se trata de opinião. Ninguém pode ser da opinião que amamentar não é o melhor para o seu bebé! É uma questão médica e cientifica; ponto! Mas se há quem decida não o fazer, quem não consiga ou quem não queira, basta assumir essa posição. Absurdo é criticar quem faz o que é o melhor para o seu filho! Cada mulher sabe de si e há que respeitar suas decisões, mas não me venham dizer que estão a fazer o "certo" porque não estão. Não há aqui dois pesos e duas medidas. Se os bebés vão sofrer consequências graves se não forem amamentados, em casos especificos, sim, mas, na maioria dos casos, não. O mundo não vai acabar se não forem amamentados! Mas então assumam essa decisão como sua, sigam em frente e acreditem na escolha que fizeram. Não venham é dizer a uma mãe que amamenta coisas tão absurdas como as que se vê aqui!

Amamentar um filho nem sempre é fácil! Aliás, pelo que tenho constatado, raros são os casos em que é simples e intuitivo. Mas é o melhor, o mais saudável e o mais natural. É um momento lindo, de ligação entre mãe e bebé, que não se consegue da mesma forma com leite artificial (reparem bem no termo!). Se há quem não gosta, quem não queira ou quem tenha tentado e chegado ao seu limite, acredito que o melhor seja não o fazer. É algo que deve ser feito pela saúde (de ambos), mas também pela boa ligação que se estabelece... Acho que devemos nos apoiar mais umas às outras, nos informar melhor e procurar saber mais ainda antes das dúvidas surgirem. Principalmente para uma mãe de primeira viagem, é tudo muito assustador e as decisões nem sempre são as mais fundamentadas, mas são as que nos são possíveis no momento, dado os medos, as opiniões alheias, a falta de experiência... 
Infelizmente, como já o disse aqui, não consegui amamentar o Vicente em exclusivo, mas dei-lhe sempre o que tinha e fí-lo até aos 6 meses e meio, altura em que deixou de querer. Nunca desisti! Se tenho orgulho em me ter esforçado tanto? Tenho! Se tenho a certeza que dei o meu melhor para o meu filho? Absoluta! Se crítico quem não tenha feito como eu? Não! Se foi difícil, cansativo, desgastante emocionalmente...? Não imaginam o quanto! Se lá no fundo, no fundo, tive alguma vez vontade de desistir? Sim, aconteceu. Se as opiniões alheias me aborreciam? Também. Fiz o melhor que pude e sabia. Sei que com o segundo filho será diferente, por mais não seja por eu ter experiência e um outro estofo emocional. Penso positivo e espero que corra tudo pelo melhor, como sempre! ;o) 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!