quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

15 meses






Ele continua um menino doce, sociável e seguro. Não tem medo de explorar, descobrir e arriscar. Sabe que nos tem sempre ao lado para o apoiar e amparar, e isso é TÃO importante. Come e dorme bem, em quantidade e em qualidade, o que é maravilhoso! Já vai experienciando, mas ainda não come sozinho. Muito por culpa nossa que fomos tendo muitos medos que se engasgasse e acabamos por castrar aí um bocadinho... Ando a tentar desabituá-lo de comer a ver bonecos, o (péssimo) truque que usamos quando quer fazer tudo menos ficar sentado para comer. Mea culpa, mas nem sempre é fácil... Mas até agora tem corrido bem!
Anda, corre, joga à bola, fala "chinês" (ahahaha!!!), diz coisas tão engraçadas como: "queis" (queres), "qué" (quero), "dá",   "astá" (já está), "bó" (bola), "bá" (balão), "cáú" (carro) - esta muitas vezes é a primeira coisa que diz quando acorda - entre outras coisas engraçadas e deliciosas como "ixiá" (passear). 
Está na fase de subir e descer de tudo aquilo que encontra pela frente: sofá, cadeiras, bancos, escadas, brinquedos... tudo! É a coisa mais deliciosa deste mundo a dançar, ou quando inventa de andar para os lados ou para trás, a fazer uma espécie de sapateado! E tem uma mania super engraçada que é a de andar com a cabeça de lado ou para cima, a fazer biquinho... irresistível!!!
Também já começaram as tão temidas birras... ui... Começa a apreender a lidar com a frustração. Quando não consegue fazer alguma coisa ou o que quer, mostra-se zangado, às vezes atira as coisas ao chão, tenta bater com as mãos e diz mesmo um "á", muito aborrecido. Claro que é o normal da idade, e até achamos alguma graça (sem o deixarmos perceber, claro!), mas vamos desde já corrigindo e mostrando que há limites. 
O banho sempre foi das melhores horas do dia, mas ficar quieto para trocar a fralda ou a roupa é, muitas vezes, um castigo. Temos de o distrair, fica a ver-se ao espelho todo vaidoso, a fazer "um, dois, três e já..." a pular para o colo ou gracinhas como bater palmas com os pés, morder os pés, deitar coisas ao chão... Sabe onde está o nariz, a mão, a barriga, os pés, a boca e a mana ;o), quanto ao ouvido e os olhos, ainda os confunde um pouco... hehehehe!
Adora ir ao parque, passear nos shoppings e ver pessoas. É o centro das atenções e estranha quando não se metem com ele. É mesmo muito engraçado! Há dias foi a correr ter com um senhor que estava sentado num daqueles sofás no shopping e abraçar-lhe as pernas... Claro que toda a gente se derrete! 
Sei que sou suspeita, mas é mesmo maravilhoso este meu menino!!! ;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!