quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

A imagem



Sinto que estou grávida há 4 anos... Mais ou menos há 4 anos iniciamos essa jornada e entre uma gravidez e outra (como sabem esta é a quarta), entre amamentar, entre perder os primeiros bebés e entre tentar engravidar, parece que a minha vida não passou disso. Não me queixo muitas vezes, sei que é por um bem maior, tenho paciência, sei que chegará o momento de me concentrar em mim novamente, de assumir as rédeas do meu corpo, de me voltar a sentir dona de mim mesma. Sei esperar.

Mas há dias em que me apetece ter cintura, beber um bom vinho, ter liberdade de movimentos (pular e saltar) e cuidar mais de mim. Francamente, há dias, ou momentos, em que já sinto muita falta de me sentir mais mulher e menos mãe, se é que me entendem...
Quando engravidei do Vicente estava já uns 3kg acima do meu peso ideal, porque comia por ansiedade, para compensar a angústia que sentia... na gravidez do Vicente engordei muito. Foram 17kg. Estava então 20kg acima do peso. Um número assustador! comi muito mal também na gravidez dele. Uma vez mais porque procurava na comida acalmar as minhas ansiedades... Depois do parto foram logo 10kg, mas mesmo assim ainda faltavam 10!
Já se sabe que quem amamenta não deve fazer dietas, mais ainda com os problemas na amamentação, tinha imenso receio de ter ainda menos leite. Mas a verdade é que poderia me ter alimentado muito melhor... Quando o Vicente deixou de mamar, um mês antes de eu engravidar da Clarinha, comecei a fazer "dieta" e, quando engravidei novamente, ainda tinha 8kg para perder, mas aí já se tornava tudo muito difícil novamente... Bom, comecei a ter mais consciência do meu corpo e da comida e, mesmo tendo feito muitos disparates até agora (pior ainda nesta fase de festas, desde o Natal não há dia que não coma porcarias...), a verdade é que o aumento de peso está francamente melhor (Yeiiiii!!!!). Às 34 semanas estou 6,2kg acima do peso que tinha quando enggravidei. Provavelmente isso se deve também ao gasto de energia que é gerar um bebé e criar outro ao mesmo tempo, porque a miúda está acima da média no que toca ao peso e o percentil é alto, tal como foi o Vicente...
Espero não engordar muito mais até ao fim da gravidez e conseguir recuperar rápido e bem!!!! Mas não me vou deixar entrar em paranóias. O importante é estarmos bem e fazermos uma boa alimentação. Voltar a fazer exercício físico seria óptimo, mas acho que, pelo menos no início, não passará de uma utopia... Sem grandes expectativas, vamos ver o que a vida me reserva... ;o)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!