sexta-feira, 21 de abril de 2017

Sarampo???



Na terça feira, ao fim do dia, o Vicente ficou com febre. Apareceu de repente e sem aviso, com 37.2•c e parecia estar a subir... Liguei logo para o centro de saúde e a médica que nos atendeu recomendou ben-u-ron de 8 em 8h. Estava choroso e sem apetite. De madrugada, cerca de 5 horas depois, acorda a chorar e já estava com 38,7•c. Liguei logo para a Saúde 24 e recomendaram, em caso excepcional, voltar a dar o ben-u-ron com intervalo de 6 horas. Caso não resolvesse, para voltar a contactá-los. Duas horas depois, a temperatura havia cedido 1 grau e começou novamente a subir...
Voltei a ligar e ensinaram-nos a descer a temperatura com toalhinhas mornas nas virilhas e axilas, e ir tocando sempre que arrafeceseem. O processo deveria ser feito pelo menos durante 20mn. Caso não resolvesse, ainda podíamos encher a banheira com água à mesma temperatura do corpo dele, deixá-lo nessa água por 5mn e ir, muito lentamente, acrescentando água fria. O banho não foi necessário. Com as toalhinhas baixou para 37•c.
Já estávamos perto da hora de abrir o centro de saúde quando a temperatura já estava novamente nos 38,4•c. Fomos lá com ele e a médica tranquilizou-nos, receitando o brufen para intervalar. Explicou-nos que era comum nos bebés, provavelmente seria uma virose. Que as febres podem durar até 72 horas e que poderiam aparecer outros sintomas, ou não...
Também me acalmou o receio que tinha em relação à Clara, já que passo para ela as minhas defesas através da amamentação. ;o) 
Em menos de 24 horas a febre passou e não voltou a aparecer. 
Na manhã seguinte, começam a aparecer borbulhas pelo corpo... 
Será sarampo?!? 
Mas ele está vacinado. E, se for, será que estamos tranquilos em relação à Clara?!?! Lá voltamos ao centro de saúde... 
Não, não era sarampo! Ufa!! 
É um vírus chamado exantema súbito, muito comum na infância, entre os 6 meses e os 2 anos.
O mais comum é ter febre alta durante 3 dias e, ao 4º dia, aparecem as borbulhas, que duram normalmente 3 dias. O nosso menino é forte e teve por menos de 24 horas de febre. ;o)
O importante é controlar a febre e não há mais nada a fazer. É muito raro aparecer antes dos 3 meses e depois dos 4 anos e, mais ainda sendo amamentada, em princípio, podemos ficar descansados em relação à Clarinha!!! 
Foi a primeira vez que ele teve febre, tirando uma reação a uma vacina que provoca quase sempre febre. 
Custa imenso vê-los assim, mais ainda quando não sabemos o que é...



Ps.: Não vou tecer juízos de valor sobre vacinar ou não as crianças. Eu vacinei o Vicente com duas vacinas extra PNV, o que já não farei em relação à Clara. Acho que devemos pesar os prós e contras e analisar bem aquilo que injetamos nos corpos dos nossos filhos! Mas as vacinas que estão no PNV são vacinas estudadas e seguras (salvo exceção em que as crianças tenham problemas prévios de saúde). Cada pai saberá o que é melhor para os seus filhos e não acredito que as escolhas sejam feitas de ânimo leve!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!