quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Um modo de vida


                 

Quando nasci os meus pais eram macrobióticos. Só vim a provar carne de frango já grandinha e lembro-me de irmos imensas vezes a restaurantes macrobióticos e vegetarianos. Não aprecio carne de vaca. Como frango exporadicamente e não como de todo outras carnes. Acho que existem muitos substitutos vegetais da proteína animal, mas não abro mão de peixe e frutos do mar. Não como carne porque não aprecio o sabor, sei que não nos faz falta alguma e a verdade é que me custa cada vez mais pensar nos pobrezinhos dos animais!
Infelizmente sou uma gulosa e gosto muito de doces, apesar de até nisso ser muito esquisita, mas tenho consciência do veneno que é o açúcar. Em contrapartida, acho que não há nenhum legume ou nenhuma fruta de que não goste. Quanto ao leite, sou, como tantos, intolerante à lactose, mas perco-me por uma tábua de queijos, um bom vinho e boa conversa! Mas o Vicente é alérgico/intolerante (ainda não sabemos ao certo) à proteína da vaca (que é a mesma da soja e da cabra), o que me faz comer o mínimo de derivados do leite, contrabalançando com a soja.
Tudo isso junto e mais uma crescente vontade de uma vida mais saudável tem levado a que essa mudança se vá processando de verdade e não seja apenas mais uma daquelas resoluções de ano novo que ficam penduradas por anos e anos.
Substituo muitas vezes o arroz branco ou a massa pelos integrais, tenho bebido muitos leites caseiros de cereais, sempre que possível, substituo a farinha branca por farinha de aveia, em todas as refeições temos salada ou legumes e também vou experimentando algumas receitas "diferentes". É assim que, aos poucos, vou modificando velhos hábitos e adquirindo outros, mas sem ser radical.
Não é só uma questão de dieta e de emagrecimento, é uma questão de pensarmos no planeta em que vivemos, no corpo que habitamos, uma pele mais jovem e bonita, cabelos e unhas mais fortes, mas também uma forma de termos saúde e evitarmos medicamentos (principalmente a amamentar). Estamos todos cada vez mais certos de que somos o que comemos! 
Vou partilhando aqui convosco as minhas descobertas de novas receitas. Se tiverem para partilhar também, gostaria muito. ;o)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!